Prof. Dr. Roberto Dalledone Machado

É Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília (1978), concluiu o mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela COPPE – Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (área de estruturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e o doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Concluiu pós-doutorado na Universidade de Loughborough, Reino Unido (2021) É professor Titular pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde alcançou o nível de titular. É pesquisador do CNPQ, nível II. Atua junto aos programas de pós graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE-UFPR) e de Construção Civil e Estruturas (PPGECC-UFPR), nos quais já ministrou as disciplinas de Elasticidade, Mecânica do Contínuo, Dinâmica das Estruturas, Análise Funcional, Análise Não Linear. Foi coordenador do PPGMNE e tutor do grupo PET-CIVIL da UFPR. Coordenou projeto de pesquisa junto à Fundação Araucária e foi colaborador em projetos como PROCAD e PRONEX. Foi organizador do XVI CILAMCE (1995) e do I ENSOLE (1997). É membro das associações ABCM, IBRACON e ABMEC e, desta útlima, foi membro do Conselho Administrativo como 1o. Secretário. Tem diversas orientações de mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Mecânica das Estruturas e Análise de Tensões. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem computacional por meio do Método dos Elementos Finitos, desenvolvimento de software para análise estrutural, estudo de materiais compostos, análise dinâmica de estruturas, análise não linear física e geométrica, avaliação e perícia estrutural, integridade estrutural , dano, mecanobiologia.