Prof. Dr. Marco André Argenta

Professor associado da Universidade Federal do Paraná da área de estruturas do departamento de construção civil (2012), professor permanente da Pós-graduação em Engenharia Civil e membro do CESEC/UFPR, Centro de Estudos de Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutor em métodos numéricos em engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia da Universidade Federal do Paraná (2011). Leciona elementos finitos, computação científica, estruturas de concreto e estruturas metálicas com a produção do próprio material (https://argenta-ma.github.io/). Possui experiência profissional atuando na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, principalmente nos seguintes temas: engenharia de estruturas, modelagem numérica, mecânica computacional, simulações computacionais, interação fluído-estrutura, dinâmica estrutural, simulações do sistema músculo-esquelético, reconstrução tridimensional de tomografias, projetos de estruturas de concreto armado e aço. Atualmente comanda pesquisas sobre: inteligência artificial para soluções na engenharia civil, contemplando otimização estrutural, arranjo de materiais, dimensionamento de peças estruturais e avaliação de geometrias específicas não tradicionais, que tenham capacidade de responder de forma satisfatória aos problemas analisados; simulação computacional da interação fluido-estrutura com Método de Lattice Boltzmann (LBM) acoplado ao método dos Elementos Finitos (FEM) para determinar o estado de tensões e de deformações da estrutura sólida que interage com o fluido; simulações dinâmicas explícitas com fortes não linearidades com a aplicação do método do ponto material, para análises de ruptura e fraturas em compósitos frágeis solicitados dinamicamente; revisão de teorias de base e evolução para a terceira ordem de vigas unifilares e placas.