Prof. Dr. Marcelo Henrique Farias de Medeiros

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1999), Mestre (2002) e Doutor (2008) em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Desde 2008, é Professor do Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFPR (PPGECC-UFPR) entre 2013-2017, período no qual a nota da CAPES subiu de 3 para 4 e 5 e que o curso de Doutorado foi aprovado e implementado. Foi Delegado Internacional da Associação Latino Americana de Controle de Qualidade e Patologia das Construções (ALCONPAT) e Tutor do Grupo PET-Civil da UFPR (Programa de Educação Tutorial). Atuou nos trabalhos de Inspeção, Diagnóstico e Projeto de Recuperação de obras de Arquitetos como Oscar Niemeyer, Villa Nova Artigas, Fresnedo Siri e Rubens Meister, além de cinco obras da ENCOL e mais algumas estruturas de concreto armado. Atualmente, é Delegado Paraná da ALCONPAT-Brasil e Diretor do Centro de Estudos em Engenharia Civil (CESEC_UFPR). Tem mais de 130 artigos publicados em revistas e mais de 140 publicados em congressos. Nove capítulos de livro na área de durabilidade, reparo e proteção de estruturas de concreto. Sua área de pesquisa tem ênfase em Materiais de Construção, Patologia das Estruturas de Concreto, atuando nos seguintes temas: durabilidade, concreto armado, dosagem de concreto, corrosão de armaduras, ataque por sulfatos, reação álcali-agregados, ensaios de inspeção de estruturas, segurança de barragens, degradação em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), degradação em fábricas de fertilizantes, entre outras degradações em ambientes industriais de alta agressividade. Diretor do CESEC/UFPR.